27 abril 2011

Em Educomunicação estamos tratando de comunicação comunitária

Os textos mais recentes aqui postados dizem respeito à cobertura jornalística feita pelos participantes deste grupo de estudo, durante a realização do Seminário temático V da Faculdade Sumaré, no final do mês de março.

O que esse trabalho tem de peculiar que pode servir para elucidar pontos sobre Educomunicação e  formação de professores?

Vejamos alguns deles:

- a escola deve ser um espaço onde os estudantes em idade escolar e de EJA – Educação de Jovens e Adultos – tenham acesso à tecnologia para com ela produzir comunicação.(veja como exemplo, a legislação relativa a laboratórios de informática nas escolas da cidade de São Paulo e como anda a infraestrutura que, longe do ideal e necessário, encontra-se nas escolas estaduais paulistas)

- para que professores entendam comunicação como um direito, é essencial que eles tenham oportunidade de vivenciar processos de produção, para sentirem na própria pele os desdobramentos da publicação de notícias sob seu ponto de vista.

No caso deste grupo de estudo, a faculdade vem servindo como laboratório que permite iniciar essas práticas e reflexões com os estudantes de pedagogia.

Mesmo sem registro profissional de jornalista, esses futuros pedagogos começam a entender que podem (e devem) produzir e publicar notícia sobre o que acontece onde eles estudam. Passam a entender, por consequência, que todo cidadão também pode relatar e comentar qualquer tipo de acontecimento social. 

Quando essas práticas intencionalmente planejadas se transformam em reflexão, a comunicação passa a ser sinônimo de fortalecimento de cada indivíduo e, consequentemente, da comunidade da qual fazem parte, muito diferente do tipo de comunicação que conhecem desde quando eram crianças, que busca transformar todas as pessoas em meras consumidoras de bens e serviços.


Temos convicção de que estudantes de pedagogia vivenciando processos de produção nessa perspectiva, estarão melhor preparados para exercer o oficio de professor alfabetizador.