18 março 2011
RELATÓRIO 1 - 14 setembro a 19 outubro 2010
Datas e local dos encontros
1. 14 de setembro de 2010 – terça-feira – 10 às 13 horas – sala 62
2. 21 de setembro de 2010 – terça-feira – 10 às 13 horas – sala 62
3. 28 de setembro de 2010 – terça-feira – 10 às 13 horas – sala 62
4. 05 de outubro de 2010 – terça-feira – 10 às 13 horas – sala 62
5. 19 de outubro de 2010 – terça-feira – 10 às 13 horas – sala 62
Participantes do grupo
1. Adriana Lima Pereira Cruz – 4º semestre de Pedagogia – Faculdade Sumaré/ unidade Sumaré
2. Bernadete Yaciara Costa Burgos – 6 º semestre de Pedagogia – Faculdade Sumaré/ unidade Sumaré
3. Cristina Tânia Lima Mota – 4º semestre de Pedagogia – Faculdade Sumaré/ unidade Sumaré
4. Deana Andrea Barbosa – 7º semestre de Pedagogia – Faculdade Sumaré/ unidade Sumaré
5. Juliana Prado Melão – 2º semestre de Ciências da Computação – Faculdade Sumaré/ unidade Sumaré
6. Thiago Pereira de Souza – 6º semestre de Pedagogia – Faculdade Sumaré/ unidade Sumaré
Interesse dos participantes pelo grupo
Os alunos de Pedagogia da Faculdade Sumaré se inscreveram nesse grupo por terem sido meus alunos de Tecnologia Educacional 1 ou também de Tecnologia Educacional 2, quando puderam conhecer algumas das possibilidades da Educomunicação na escola.
Desde então, todos se interessarem em dar continuidade ao que brevemente pudemos desenvolver nas 30 horas dessas disciplinas, procurando por mim para orientações de leitura, além de participarem de eventos, como os Seminários de Educomunicação, realizados pelo Instituto GENS de Educação e Cultura ou dos encontros promovidos por mim com estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da USP.
Além disso, todos estão desenvolvendo alguma ação na perspectiva da Educomunicação. Deana Andrea Barbosa, por exemplo, já realizou 10 fotonovelas com grupos de crianças de EMEI a alunos de 1º ano de escolas estaduais onde foi aluna pesquisadora. Atualmente, essas experiências fazem parte do seu TCC em andamento.
Adriana Lima Pereira Cruz, educadora da CRECHE do Hospital das Clínicas, por sua vez, está em fase de elaboração de um projeto para usar os computadores que lá se encontram ociosos, para a formação de suas colegas professoras e inclusão nas atividades das crianças. Uma das possíveis atividades será a criação de um blog coletivo para documentação das atividades das classes, com a participação das crianças.
Cristina Tânia Lima Mota mantém um blog “experimental” com seu filho de 4 anos, o que tem lhe servido para entender mais sobre leitura e escrita na cibercultura e possibilidades de integrar processos de alfabetização com os recursos da internet, disponíveis em todos os laborátorios ou salas de informática das escolas públicas da cidade de São Paulo.
Bernadete Yaciara Costa Burgos e Thiago Pereira de Souza tentam estabelecer relações entre o que vêm conhecendo sobre as relações entre comunicação social e educação, alimentando um blog temático. A par desse esforço, veem se preparando para realizar o trabalho de conclusão de curso que trate da Educomunicação na formação de professores, considerando a experiência do curso de Pedagogia da Sumaré.
Juliana Prado Melão procurou como uma possível forma de integrar as atividades de que gosta e que já realiza. Profissionalmente, ela é professora de inglês, espanhol e informática, moderadora de fóruns MSDN, da Microsoft Student Partner (representante acadêmica Microsoft), palestrante Oficial Microsoft. Academicamente, ela cursa o segundo semestre de Ciências da computação e o 2º semestre de letras.
Conteúdos trabalhados
14 de setembro de 2010
Apresentação dos participantes, a partir dos interesses pelo tema do grupo
Apresentação da proposta da área de Extensão e Pesquisa da Faculdade Sumaré
Esclarecimento sobre o que é e como funcionam grupos de estudo e pesquisa
Apresentação dos objetivos e dinâmica do grupo de estudo e pesquisa de Educomunicação e formação de professores
21 de setembro de 2010
Apresentação da proposta de pesquisa do grupo de estudo, em conjunto com os alunos da disciplina Tecnologia Educacional 1 da unidade Sumaré
Apresentação da proposta de pesquisa do grupo
Avaliação dos participantes do questionário da pesquisa proposta
28 de setembro de 2010
Leitura e aprofundamento do texto Contribuições de Paulo Freire e Mario Kaplún para a Educomunicação na América Latina.
Objetivos
- entender o que significa Educomunicação como sinônimo de intervenção social
- entender alguns aspectos do pensamento e ação de Paulo Freire voltados para a consolidação de uma América Latina livre
05 de outubro de 2010
Leitura e aprofundamento do texto Contribuições de Paulo Freire e Mario Kaplún para a Educomunicação na América Latina
Objetivos:
entender o que significa Educomunicação como sinônimo de intervenção social
entender alguns aspectos do pensamento e ação de Mario Kaplún voltados para a consolidação de uma América Latina livre
19 de outubro de 2010
Exibição e comentários de Vlad – 30 anos depois, documentário de João Batista de Andrade sobre o contexto político do Brasil nos anos 80
Objetivos
reconhecer documentário como fonte de entendimento de História.
relacionar o contexto político do assassinato do jornalista Vladmir Herzog com os aspectos ressaltados na leitura já realizada pelo grupo de estudo.
retomar os objetivos e dinâmica das propostas de produção coletiva de comunicação na perspectiva da Educomunicação na formação de professores e na escola, junto a alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Considerações sobre o grupo de estudo e pesquisa
Apenas cinco encontros, o equivalente a 15 horas, mostraram compromisso e pontualidade aos encontros pós horário das aulas; persistência diante da acentuada difuculdade de compreensão de termos novos, de dados históricos não estudados na escola fundamental, da ligação estreita entre aspectos teóricos das áreas de tecnologia, educação, comunicação social, economia e política; disponibilidade e envolvimento interiores para acompanhar a proposta acadêmica da faculdade são marcantes em cada um dos seis envolvidos (que se deixaram en-volver) pela proposta.
1. 14 de setembro de 2010 – terça-feira – 10 às 13 horas – sala 62
2. 21 de setembro de 2010 – terça-feira – 10 às 13 horas – sala 62
3. 28 de setembro de 2010 – terça-feira – 10 às 13 horas – sala 62
4. 05 de outubro de 2010 – terça-feira – 10 às 13 horas – sala 62
5. 19 de outubro de 2010 – terça-feira – 10 às 13 horas – sala 62
Participantes do grupo
1. Adriana Lima Pereira Cruz – 4º semestre de Pedagogia – Faculdade Sumaré/ unidade Sumaré
2. Bernadete Yaciara Costa Burgos – 6 º semestre de Pedagogia – Faculdade Sumaré/ unidade Sumaré
3. Cristina Tânia Lima Mota – 4º semestre de Pedagogia – Faculdade Sumaré/ unidade Sumaré
4. Deana Andrea Barbosa – 7º semestre de Pedagogia – Faculdade Sumaré/ unidade Sumaré
5. Juliana Prado Melão – 2º semestre de Ciências da Computação – Faculdade Sumaré/ unidade Sumaré
6. Thiago Pereira de Souza – 6º semestre de Pedagogia – Faculdade Sumaré/ unidade Sumaré
Interesse dos participantes pelo grupo
Os alunos de Pedagogia da Faculdade Sumaré se inscreveram nesse grupo por terem sido meus alunos de Tecnologia Educacional 1 ou também de Tecnologia Educacional 2, quando puderam conhecer algumas das possibilidades da Educomunicação na escola.
Desde então, todos se interessarem em dar continuidade ao que brevemente pudemos desenvolver nas 30 horas dessas disciplinas, procurando por mim para orientações de leitura, além de participarem de eventos, como os Seminários de Educomunicação, realizados pelo Instituto GENS de Educação e Cultura ou dos encontros promovidos por mim com estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da USP.
Além disso, todos estão desenvolvendo alguma ação na perspectiva da Educomunicação. Deana Andrea Barbosa, por exemplo, já realizou 10 fotonovelas com grupos de crianças de EMEI a alunos de 1º ano de escolas estaduais onde foi aluna pesquisadora. Atualmente, essas experiências fazem parte do seu TCC em andamento.
Adriana Lima Pereira Cruz, educadora da CRECHE do Hospital das Clínicas, por sua vez, está em fase de elaboração de um projeto para usar os computadores que lá se encontram ociosos, para a formação de suas colegas professoras e inclusão nas atividades das crianças. Uma das possíveis atividades será a criação de um blog coletivo para documentação das atividades das classes, com a participação das crianças.
Cristina Tânia Lima Mota mantém um blog “experimental” com seu filho de 4 anos, o que tem lhe servido para entender mais sobre leitura e escrita na cibercultura e possibilidades de integrar processos de alfabetização com os recursos da internet, disponíveis em todos os laborátorios ou salas de informática das escolas públicas da cidade de São Paulo.
Bernadete Yaciara Costa Burgos e Thiago Pereira de Souza tentam estabelecer relações entre o que vêm conhecendo sobre as relações entre comunicação social e educação, alimentando um blog temático. A par desse esforço, veem se preparando para realizar o trabalho de conclusão de curso que trate da Educomunicação na formação de professores, considerando a experiência do curso de Pedagogia da Sumaré.
Juliana Prado Melão procurou como uma possível forma de integrar as atividades de que gosta e que já realiza. Profissionalmente, ela é professora de inglês, espanhol e informática, moderadora de fóruns MSDN, da Microsoft Student Partner (representante acadêmica Microsoft), palestrante Oficial Microsoft. Academicamente, ela cursa o segundo semestre de Ciências da computação e o 2º semestre de letras.
Conteúdos trabalhados
14 de setembro de 2010
Apresentação dos participantes, a partir dos interesses pelo tema do grupo
Apresentação da proposta da área de Extensão e Pesquisa da Faculdade Sumaré
Esclarecimento sobre o que é e como funcionam grupos de estudo e pesquisa
Apresentação dos objetivos e dinâmica do grupo de estudo e pesquisa de Educomunicação e formação de professores
21 de setembro de 2010
Apresentação da proposta de pesquisa do grupo de estudo, em conjunto com os alunos da disciplina Tecnologia Educacional 1 da unidade Sumaré
Apresentação da proposta de pesquisa do grupo
Avaliação dos participantes do questionário da pesquisa proposta
28 de setembro de 2010
Leitura e aprofundamento do texto Contribuições de Paulo Freire e Mario Kaplún para a Educomunicação na América Latina.
Objetivos
- entender o que significa Educomunicação como sinônimo de intervenção social
- entender alguns aspectos do pensamento e ação de Paulo Freire voltados para a consolidação de uma América Latina livre
05 de outubro de 2010
Leitura e aprofundamento do texto Contribuições de Paulo Freire e Mario Kaplún para a Educomunicação na América Latina
Objetivos:
entender o que significa Educomunicação como sinônimo de intervenção social
entender alguns aspectos do pensamento e ação de Mario Kaplún voltados para a consolidação de uma América Latina livre
19 de outubro de 2010
Exibição e comentários de Vlad – 30 anos depois, documentário de João Batista de Andrade sobre o contexto político do Brasil nos anos 80
Objetivos
reconhecer documentário como fonte de entendimento de História.
relacionar o contexto político do assassinato do jornalista Vladmir Herzog com os aspectos ressaltados na leitura já realizada pelo grupo de estudo.
retomar os objetivos e dinâmica das propostas de produção coletiva de comunicação na perspectiva da Educomunicação na formação de professores e na escola, junto a alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Considerações sobre o grupo de estudo e pesquisa
Apenas cinco encontros, o equivalente a 15 horas, mostraram compromisso e pontualidade aos encontros pós horário das aulas; persistência diante da acentuada difuculdade de compreensão de termos novos, de dados históricos não estudados na escola fundamental, da ligação estreita entre aspectos teóricos das áreas de tecnologia, educação, comunicação social, economia e política; disponibilidade e envolvimento interiores para acompanhar a proposta acadêmica da faculdade são marcantes em cada um dos seis envolvidos (que se deixaram en-volver) pela proposta.
Postado por
Grácia Lopes Lima
às
02:56
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest