04 abril 2011

Reflexões

A realização do processo de cobertura do seminário na Faculdade Sumaré foi muito rico em termos de reflexão constante sobre a ação realizada durante o evento. Eu já havia participado da última cobertura do Seminário IV "Tecnologias, Produção de conhecimento e Ética”.

No primeiro seminário foi muito curioso a possibilidade de poder realizar a apresentação dos conteúdos “ao vivo” apesar de ser por meio do blog foi muito significativo para mim porque me mostrou a importância de se ter o cuidado com os detalhes que muitas vezes passam despercebidos aos nossos olhos e com o grupo aprendi a prestar mais atenção. O tema do seminário me fez refletir em muitas questões quando se trata de tecnologia duas delas, são: Por quê? E Como utilizar?

A palestrante que deu início ao seminário destacou um ponto interessante a de sempre procurar a contextualização das informações apresentadas pelos meios de comunicação de massa. – claro que teve muito mais coisas á serem destacadas, mais o que me chamou mais atenção foi este aspecto.

Já no segundo seminário foi rico em termos de participação mais integral e foi muito interessante contribuir para que os a participantes do seminário expusessem suas opiniões sobre qual seria sua expectativa com relação ao evento e com o seu tema em discussão: Seminário V - Práticas de Extensão e Pesquisa por meio de entrevistas por meio de vídeo, fotos.

A meu ver este tema trás, um olhar interessante á ser destacado como é participar de um grupo de extensão e pesquisa.

Durante a realização do seminário os participantes ouviram a trajetória dos palestrantes que em sua grande maioria, tinha sua trajetória marcada pela participação de grupos de extensão e pesquisa.

A própria faculdade iniciou a criação de diversos grupos de extensão e pesquisa desde novembro de 2010. Eu faço parte de um deles: “Educomunicação na Formação de Professores”. Eu estou cada vez mais envolvida neste grupo. Estou em redescobrindo e aprendendo muito com os participantes do grupo.

Sei que tenho muitos desafios para realizar é um deles é aprender a expor com minhas palavras as minhas vontades, desejos e convicções, confesso que não está sendo fácil, pois, toda postura ao ser revista, nos trás no primeiro momento estranhamento.

Mas aos poucos vai se tornando necessária a realização de revisão de nossos conceitos sobre o mundo, porque não devemos levar as coisas como verdade “pura e absoluta”, mas devemos fazer de nossa realidade (convicções) uma escolha verdadeira.